3 dicas para ampliar os ambientes da sua casa

3 dicas para ampliar os ambientes da sua casa

Foto: Emaxx Engenharia

Casas ou apês compactos projetados para solteiros ou casais de primeira viagem estão ganhando cada vez mais força no mercado imobiliário, especialmente nas cidades metropolitanas.

Com tamanhos que variam de 30 a 60 metros quadrados o desafio de ampliar esses espaços, de forma funcional e confortável sem comprometer a estética, é cada vez maior.

Segundo o IBGE, 11,7 milhões de brasileiros vivem sozinhos, ou 16,2% dos domicílios brasileiros. Além dessa tendência, o isolamento social durante a pandemia aumentou muito o confinamento, a solidão e o sofrimento psicológico.

Essas mudanças nos estilos de vida contemporâneos criaram um obstáculo à arquitetura e à decoração, que é a ampliação de pequenos espaços. Por isso, listamos algumas dicas criativas para minimizar esses problemas causados. Confira abaixo:

– Integre os ambientes para ampliar os pequenos espaços

Paredes da sala à varanda ou da sala à cozinha são soluções que os arquitetos utilizam para ampliarem os espaços em seus projetos, principalmente em cômodos pequenos. Esta solução ajuda a obter continuidade, brilho e fluidez.

Um método que também pode ser usado para criar essa sensação é escolher os mesmos revestimentos de piso desses cômodos, criando uma sensação unificada. Além disso, menos é mais, desfazendo de itens desnecessários para melhorar a circulação do espaço.

– Invista em móveis planejados para otimizar os ambientes

Quando se trata de um espaço pequeno, praticidade é a palavra-chave para melhorar o dia a dia de quem vai morar e usufruir do espaço. O design de móveis e o pensamento alinhado com os padrões cotidianos dos moradores residenciais são essenciais para promover uma vida confortável e funcional.

Na cozinha, o ideal é considerar todos os eletrodomésticos e sua colocação estratégica, como dividir o ambiente com móveis, como prateleiras com nichos, também é uma boa opção. Essa ideia de praticidade relacionada à funcionalidade deve ser repetida para todos os cômodos, o que otimizará todos os espaços.

– A luz natural é uma grande aliada quando se pensa em ampliar os espaços

Outro componente que tem a capacidade de ampliar o ambiente é a luz natural. Por exemplo, apartamentos com grandes janelas ou varandas deixam entrar mais luz. O vidro transparente é um dos principais aliados desta função para permitir uma maior difusão de luz natural. Esta luz toca as paredes e os móveis, aumentando a sensação de amplitude. Evite cortinas e escolha cores claras, se necessário.

 

Conheça a Emaxx Engenharia

Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.

Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.

Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.

Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *