5 dicas para te ajudar a escolher portas e janelas para sua casa

5 dicas para te ajudar a escolher portas e janelas para sua casa

O que considerar na hora de escolher as portas e janelas para a sua casa? As esquadrias têm grande influência nos aspectos importantes da sua residência. Vão desde a segurança do imóvel até o projeto de decoração.

Sendo assim, é importante que essa escolha seja feita com calma, e de preferência ouvindo o parecer de um profissional responsável pela construção ou reforma do seu imóvel. Nesse artigo, vamos te dar cinco dicas para ajudar nesta definição. Confira abaixo.

1. Atenção ao tamanho das aberturas!

Este é um dos fatores a se pensar ao escolher o tamanho das aberturas, ou seja, a funcionalidade. Imóveis onde vivem pessoas com necessidades especiais ou idosos, por exemplo, normalmente carecem de mais espaço para mobilidade, e podem demandar portas maiores.

Já em relação às janelas, o tamanho deve considerar também o espaço disponível nas paredes. Banheiros e áreas de passagem, como os corredores, costumam ter janelas menores.

2. Avalie a necessidade de cada ambiente.

A posição e o modelo mais adequado das portas e janelas em um imóvel costuma variar de acordo com cada ambiente. Cada cômodo terá uma necessidade específica, que acabará influenciando na escolha das aberturas.

A iluminação ideal para a sala de estar, por exemplo, pode ser diferente do dormitório. O primeiro pode receber o máximo possível de luz, já o segundo, um ambiente de descanso, não demanda tanta luminosidade.

3. Você deve considerar o conforto térmico e acústico que elas proporcionam!

Portas e janelas exercem forte influência no conforto de quem frequenta o imóvel. Seu tamanho, posição e material interferem diretamente no isolamento térmico e acústico de cada ambientes.

Deste modo, se seu imóvel está localizado em uma região barulhenta, considere instalar aberturas que proporcionem maior isolamento acústico, por exemplo.

4. considere a manutenção que exigirão.

Na hora da escolha das portas e janelas também é importante pensar na sua manutenção e limpeza. Alguns modelos podem exigir atenção constante para prolongar sua vida útil. Outros, são mais resistentes, e exigem muito pouca manutenção.

5. Conheça os materiais a serem utilizados.

A dica acima tem relação com a escolha destes materiais utilizados em suas portas e janelas. Esta escolha pode influenciar não só em relação a manutenção, mas também ao projeto de decoração como um todo. Veja alguns materiais comuns de se utilizar em esquadrias:

Alumínio
Excelente relação custo-benefício. O alumínio está entre os materiais preferidos para portas e janelas. Embora deixe a desejar quanto ao isolamento térmico e acústico, tem grande durabilidade e é de fácil manutenção.

Madeira
Um material mais versátil. A madeira pode garantir mais sofisticação ao imóvel. Mas também exige mais cuidado com manutenção para evitar que se desgaste ao longo do tempo.

Vidro
Com o vidro é possível aproveitar melhor a iluminação natural. O ambiente interno fica mais integrado com o exterior. Embora não exijam muita manutenção, deve ser utilizado com moderação, já que são mais frágeis que a madeira e o alumínio.

Essas são algumas dicas de como escolher portas e janelas para o seu imóvel. Mas não se esqueça de que, antes de se decidir, é recomendável buscar a orientação de profissionais que possam indicar os melhores modelos para o seu projeto.

 

Conheça a Emaxx Engenharia

Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.

Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.

Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.

Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.