6 dicas para a sua reforma comercial

6 dicas para a sua reforma comercial

A reforma do seu escritório ou ponto comercial é muito importante como estratégia de negócios, pois a partir daí você pode não somente melhorar os processos internos, mas expandir seu ambiente de trabalho, assim como proporcionar aos seus clientes uma experiência de satisfação e bem estar neste ambiente planejado, e com isso se destacar no mercado.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes dessa decisão. A falta de planejamento e acompanhamento é o que coloca em risco os prazos de entrega e seu orçamento, além disso, você precisa encontrar uma empresa séria e competente, que lhe dê tranquilidade e confiança para que você possa focar em outras partes mais importantes do seu negócio.

– Por que a reforma do meu espaço comercial é importante?

Cada ação tomada no mundo dos negócios requer planejamento e organização, correto? E a reforma comercial não é diferente. Seja pequena, média ou grande a empresa, o cuidado e planejamento para uma reforma deve ser o mesmo.

Por exemplo, comprar os materiais mais caros ou aceitar a primeira sugestão do profissional não garante o sucesso da sua reforma. Todas as etapas precisam ser planejadas e orçadas com antecedência, e total atenção e cuidado, para que você não seja surpreendido durante o processo, e acredite, isso acontece.

Quem não tem um bom planejamento precisa se conformar com imprevistos negativos, como atrasos na entrega e despesas desnecessárias. Se você não tem conhecimento para gerenciar reformas comerciais, ter uma empresa capacitada para te ajudar é essencial.

– Quais são essas dicas para uma reforma comercial?

Como seu foco está no cartão de visita do seu cliente que é o seu ponto comercial, confira as nossas dicas para otimizar sua estratégia:

1. Conheça todas as normas

Como muitos outros setores, a construção civil é composta por diversas regras e leis.

Por exemplo, A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) estabelece que a maioria das atividades que alteram as propriedades físicas de uma edificação devem ser submetidas à análise de um profissional responsável, como engenheiro ou arquiteto. Além disso, o síndico deve ser informado, respeitando as convenções do condomínio.

Os principais objetivos desta norma são:
-prevenir a perda de desempenho estrutural;
-Garantir a segurança dos profissionais e demais lojistas envolvidos em reformas comerciais;
-Registre o estado do edifício antes e depois do trabalho.

Esteja ciente de que, dependendo da atividade a ser realizada, outras normas, como a Lei de Acessibilidade, também devem ser consideradas. Então preste atenção nisso!

2. Considere a sua rotina e a de sua equipe

Embora cada projeto tenha características diferentes, cada reformulação do negócio visa um ponto único e importante: melhorar a experiência dos seus clientes e sua equipe em seu dia a dia. Para isso, o projeto deve englobar a criação de um ambiente otimizado para circulação de pessoas, armazenamento de mercadorias (caso haja) e até mesmo circulação de ar. Conforto e segurança são aspectos fundamentais, lembre-se disso. Em seguida, considere a localização de cada elemento no ambiente e como isso afetará o trabalho diário da equipe.

3. Defina um orçamento para isso

Uma reforma comercial exige um investimento financeiro, e é nessas horas que muitos se assustam, pois acreditam que gastarão mais do que devem e podem, mas nem sempre é assim.

Planejamento prévio de um orçamento é o primeiro passo para a garantia do sucesso de sua reforma, ou seja, definir qual será o valor máximo que ela poderá custar e como será a distribuição desses gastos entre cada etapa da obra.

Procure fornecedores que ofereçam as melhores condições de pagamento, e em alguns casos, que o pagamento a vista ofereça descontos, ou em contrapartida, um parcelamento sem juros que também possa ser uma boa opção.

Uma reserva para gastos emergenciais é extremamente importante, mesmo que a reforma seja bem planejada e a empresa contratada para isso seja altamente capacitada, pois imprevistos acontecem e isso deve ser levado em conta. A falta de materiais ou a mudança de clima pode afetar o ritmo de trabalho da reforma, por exemplo, sendo assim, separe entre 5% e 10% do orçamento para esse tipo de emergência.

4. Escolha materiais de qualidade

Insumos adequados e de qualidade para a sua reforma comercial é outra questão muito importante também, pois ficar com a opção mais em conta ou mais cara nem sempre é o ideal, pois cada projeto tem suas particularidades. Sendo assim, escolha sempre aqueles que atendam a todas as suas necessidades operacionais e financeiras.

Os materiais básicos e iniciais da reforma, como tijolos, argamassas e instalações elétricas, serão mais utilizados e devem ser adquiridos com prioridade, contudo, isso não quer dizer que você não possa comprar os insumos quer serão aplicados nas fases finais da reforma, como por exemplo os acabamentos e as tintas, pois caso você encontre um fornecedor de qualidade isso seria muito válido, ou seja, adquirir esses produtos antecipadamente, porém guardando-os corretamente em algum lugar adequado. E uma dica importante nesse caso é, fique atento pois existem certos materiais que podem ser afetados com o contato a umidade, luz solar e/ou a falta de ventilação de ar.

5. Priorize a segurança

A segurança deve ser uma outra prioridade em sua reforma. Lembre-se de melhorar a proteção dentro e fora do seu espaço comercial, devido a mudança em grande parte deste ambiente.

Ótimas opções são: instalar alarmes, sensores de presença, câmeras de segurança e até mesmo grades se necessário. Isso ajuda a garantir a integridade de seus colaboradores e, principalmente, a de suas mercadorias.

6. Atente-se ao prazo

Toda reforma comercial tem um ponto importante e delicado: a entrega. Quanto maior a duração da obra, maior será o tempo para você iniciar ou retomar as suas atividades no local. Isso nas muitas vezes significa, menos oportunidades de negócios, ou seja, dinheiro perdido.

Sendo assim, atentar-se aos prazos previamente definidos é uma obrigação. Portanto ao firmar um contrato com fornecedores, não se esqueça das datas de entrega e quais serão as medidas em casos de atraso.

– Qual o papel de uma empresa de reforma de confiança?

Até aqui, você viu muitas dicas para sua reforma comercial e por mais simples que isso pareça, algumas dessas questões exigem conhecimento técnico e experiência de mercado, pois, contratar uma empresa de confiança é algo fundamental.

Uma empresa que oferece prazo de reforma reduzido e tem compromisso com a data de entrega é uma opção ideal para você, além disso, escolha uma empresa com experiência e comprometimento com seus clientes.

E aí, está pronto para iniciar a sua reforma comercial da melhor maneira possível? Então entre em contato conosco e se prepare para realizar o seu sonho com a Emaxx Engenharia!

 

Conheça a Emaxx Engenharia

Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.

Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.

Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.

Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *