Quando escolher a luz branca ou a luz amarela

Quando escolher a luz branca ou a luz amarela

Foto: Emaxx Engenharia

Na hora de comprar uma lâmpada, é comum olharmos os modelos disponíveis e aspectos como tensão e potência, medida em watts, que está diretamente ligada ao consumo de energia, não é verdade?

Nesse caso, nem sempre atentamos para a temperatura correspondente à cor da lâmpada – mas deveríamos. Com unidade expressa em graus Kelvin (K), essa temperatura diz respeito à tonalidade aparente da luz, o que chamamos de luz branca e luz amarela.

Sendo assim, qual das duas escolher? Bem, isso deve ir muito além do seu gosto pessoal. A luz tem uma influência direta em nosso estado emocional, e pode ser uma grande aliada (ou o oposto) do nosso bem-estar.

O que devemos levar em conta, portanto, é qual tonalidade se adéqua melhor ao ambiente ou ao tipo de atividade realizada no espaço. Vamos as diferenças?

– Luz Amarela

A lâmpada de facho de luz amarelo é a escolha ideal para deseja um ambiente mais aconchegante e confortável. Também é conhecida como lâmpada quente – não pela temperatura de calor, mas sim pela temperatura de sua cor.

A luz amarela é indicada para ambientes mais intimistas e sociais, por estimular o relaxamento, como quartos, salas e áreas de estar.

Normalmente, essas lâmpadas têm temperatura de cor entre 2.700 K e 3.100 K.

– Luz branca

Também conhecidas como lâmpadas de luz fria, as que emitem luz branca ou branca-azulada causam o efeito oposto, ou seja, são mais estimulantes, o que as torna ideais para ambientes de trabalho, como escritórios e consultórios, e espaços residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Com temperatura de cor acima de 4000 K, a luz branca facilita também a visualização de objetos.

É possível misturar as duas?

Sim! Se um mesmo ambiente é utilizado para trabalho e descanso, como um quarto com home office, por exemplo, você pode utilizar tanto a luz branca quanto a luz amarela em seu projeto.

Uma dica é utilizar spots embutidos no gesso com luz amarela para a iluminação geral, e pendentes ou luminárias de lâmpadas de luz branca na bancada. Ou então, você pode ter luz branca no teto e amarela distribuída nos cantos – nesses casos, o ideal é ter dois interruptores, assim você pode controlar a iluminação de acordo com o momento.

– Consumo de energia

Vale destacar que a escolha entre luz branca ou amarela não vai influenciar em nada na sua conta de luz no fim do mês. A lâmpada não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do facho de luz, o que vai influenciar nisso é a potência e a tecnologia da lâmpada, tudo bem?

Mas atenção: algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a luz, mais potente é a lâmpada e melhor é a iluminação, porém isso não é verdade. A quantidade de luz exposta no ambiente é a mesma, o que acontece é que a luz branca, em nossa percepção visual, se destaca pela luminosidade.

Agora que você conhece melhor as diferenças entre a luz branca e amarela, nos conte aí nos comentários qual sua ideia para implementar em seus ambientes!

 

Conheça a Emaxx Engenharia

Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.

Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.

Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.

Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *