Na hora de comprar uma lâmpada, é comum olharmos os modelos disponíveis e aspectos como tensão e potência, medida em watts, que está diretamente ligada ao consumo de energia, não é verdade?
Nesse caso, nem sempre atentamos para a temperatura correspondente à cor da lâmpada – mas deveríamos. Com unidade expressa em graus Kelvin (K), essa temperatura diz respeito à tonalidade aparente da luz, o que chamamos de luz branca e luz amarela.
Sendo assim, qual das duas escolher? Bem, isso deve ir muito além do seu gosto pessoal. A luz tem uma influência direta em nosso estado emocional, e pode ser uma grande aliada (ou o oposto) do nosso bem-estar.
O que devemos levar em conta, portanto, é qual tonalidade se adéqua melhor ao ambiente ou ao tipo de atividade realizada no espaço. Vamos as diferenças?
– Luz Amarela
A lâmpada de facho de luz amarelo é a escolha ideal para deseja um ambiente mais aconchegante e confortável. Também é conhecida como lâmpada quente – não pela temperatura de calor, mas sim pela temperatura de sua cor.
A luz amarela é indicada para ambientes mais intimistas e sociais, por estimular o relaxamento, como quartos, salas e áreas de estar.
Normalmente, essas lâmpadas têm temperatura de cor entre 2.700 K e 3.100 K.
– Luz branca
Também conhecidas como lâmpadas de luz fria, as que emitem luz branca ou branca-azulada causam o efeito oposto, ou seja, são mais estimulantes, o que as torna ideais para ambientes de trabalho, como escritórios e consultórios, e espaços residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
Com temperatura de cor acima de 4000 K, a luz branca facilita também a visualização de objetos.
É possível misturar as duas?
Sim! Se um mesmo ambiente é utilizado para trabalho e descanso, como um quarto com home office, por exemplo, você pode utilizar tanto a luz branca quanto a luz amarela em seu projeto.
Uma dica é utilizar spots embutidos no gesso com luz amarela para a iluminação geral, e pendentes ou luminárias de lâmpadas de luz branca na bancada. Ou então, você pode ter luz branca no teto e amarela distribuída nos cantos – nesses casos, o ideal é ter dois interruptores, assim você pode controlar a iluminação de acordo com o momento.
– Consumo de energia
Vale destacar que a escolha entre luz branca ou amarela não vai influenciar em nada na sua conta de luz no fim do mês. A lâmpada não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do facho de luz, o que vai influenciar nisso é a potência e a tecnologia da lâmpada, tudo bem?
Mas atenção: algumas pessoas têm a impressão de que quanto mais branca a luz, mais potente é a lâmpada e melhor é a iluminação, porém isso não é verdade. A quantidade de luz exposta no ambiente é a mesma, o que acontece é que a luz branca, em nossa percepção visual, se destaca pela luminosidade.
Agora que você conhece melhor as diferenças entre a luz branca e amarela, nos conte aí nos comentários qual sua ideia para implementar em seus ambientes!
Conheça a Emaxx Engenharia
A Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.
Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.
Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.
Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp.