Tendências 2022 e 2023 de cores para ambientes

Tendências 2022 e 2023 de cores para ambientes

A tendência de cores de 2022 pode nos ajudar a decidir quais tons usar. Afinal, escolher cores para um ambiente pode parecer uma tarefa assustadora, pois são tantas opções que ficamos sem saber por onde começar, não é verdade?

Em geral, temos visto 4 tipos de tons como grandes apostas para 2022 e 2023: verde, azul, tons terrosos e lavanda, todas em suas versões sujas ou empoeiradas. Algumas mais, outras menos.

Mas além dessas quatro variedades, ainda podemos esperar algumas outras cores, que já são evidentes na arquitetura, na arte e até nos desfiles de moda, que comentaremos no final deste artigo.

– Verdes

O verde, que várias empresas adotaram como cores para o ano de 2022. Vemos estilos verdes que se aproximam dos tons que realmente existem na natureza. Não são verdes artificiais; são verdes naturais e revigorantes.

Por serem cores sofisticadas para usar em interiores, pensamos que esses tons de verde são uma ótima maneira de fazer algo diferente sem exagerar. Perfeito para quem quer trazer um toque de cor para a decoração mas tem medo de deixar o espaço muito colorido.

Nossa sugestão é evitar os verdes mais quentes e brilhantes, e usar os verdes mais desbotados, sejam claros ou escuros. Tons como sálvia, verde militar ou um tom mais acinzentada estão em alta e são mais fáceis de usar do que tons mais quentes e saturados.

Não só isso, a Sherwin-Williams escolheu “Neblina Perene” como a cor do ano de 2022, um verde acinzentado e muito versátil e acolhedor, que pode ser usado em composições calmas e relaxantes até ousadas e coloridas.

A Suvinil apostou no “verde Oliva” como a cor de 2022, o “Eclipse”. Apresentam a cor como um tom mais fresco. No entanto, é um verde mais vibrante, que também lembra uma variedade de cores, embora achemos que as possibilidades de uso sejam um pouco mais limitadas, pois esse tipo de verde costuma ser parecido com o contemporâneo.

Com exceção dos verdes mais sujos, uma excelente aposta para 2022 e 2023 é o Verde Esmeralda, que é um tom frio e tradicionais. O verde impressiona com sua beleza e grandeza, e sim, o verde atemporal, que tem sido considerado um grande protagonista em interiores nos próximos anos.

– Tons terrosos

Os tons terrosos continuam sendo promovidos como as principais tendências de cores de 2022, mas existem muitos mitos por trás desse tópico. Muitas pessoas pensam que os tons terrosos são parecidos com os tons neutros… ou pior ainda: os tons terrosos são apenas marrom e bege. Há uma incrível variedade de tons terrosos. A grande questão é que já associamos a cor da terra ao marrom. Mas desde leves e sutis beges e tons de areia, passando pelo amarelo e alaranjados, caramelo, terracota, argila, sépia, chocolate… até tons de rosa, coral e verdes que puxam pro marrom também são vistos como tons terrosos.

O que significa que, se você quiser, pode criar uma composição de cores muito rica usando apenas tons terrosos. E essa tem sido de fato uma super tendência em interiores. O programa CasaCor São Paulo 2021 foi a prova disso. A maioria dos ambientes montados por especialistas explorou paletas de tons terrosos.

Mas o fato é que as cores terrosas prometem continuar sendo amplamente utilizadas, pois promovem uma enorme sensação de acolhimento e representam uma conexão com a natureza.

Se pretende definir uma área que explore os tons terrosos, experimente separar a cor da paleta, para tornar o ambiente mais convidativo e discreto. As cores quentes terrosas são confortáveis ​​e calmas, e são ideais para criar espaços acolhedores. A paleta chamada “Maneira”, que faz parte do “Estudo de Tendências de Cores 2022” da Sherwin-Williams, é uma excelente fonte de inspiração para isso.

– Lavanda

A cor que mais vem sendo apontada desde 2019 por especialistas em previsão de tendências é a cor Lavanda. E com certeza você deve ter pensado na cor “Very Peri” da PANTONE, não é? Mas aí já haviam estudos muito antigos de outras empresas de previsão de tendências que já apontavam tons de lavanda para 2022 e 2023.

Essa é uma cor que a maioria das pessoas acha difícil de aplicar em ambientes, mas que pode ser muito consistente no design de espaços decorados, pois é fácil usar essa cor para transmitir os sentimentos de calma, tranquilidade e espiritualidade, tão necessários nos dias de hoje.

Os tons lilás e violeta, usados ​​sem cores contrastantes, são boas opções se o objetivo é criar ambientes mais delicados.

– Azul

O azul é sempre uma cor coringa na decoração, não é mesmo? Afinal, quem não ama azul? Tons suaves de azul são uma boa escolha para interiores, pois naturalmente acalmam e relaxam o ambiente.

Vimos a Coral escolher “Melodia Suave” como a sua cor para o ano de 2022, que melhor se traduz nas emoções que acabamos de descrever. Azul suave, inspirado no tamanho do céu, que transmite paz, esperança, renovação e otimismo.

Cada uma dessas tendências de cores que estamos vendo em alta agora podem ajudar você na hora de montar uma paleta para qualquer um de seus ambientes. E caso você não tenha preferência por nenhuma cor em especial ou tenha dúvidas, conhecer essas tendências vai facilitar suas escolhas.

 

Conheça a Emaxx Engenharia

Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.

Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.

Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.

Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.