Tipos de Rodapé

Tipos de Rodapé

Foto: Emaxx Engenharia

Se você está pensando em construir ou reformar, com certeza já teve dúvidas sobre que tipos de rodapé escolher, ou seja, o melhor modelo que proporcione funcionalidade e estilo para seu imóvel, não é mesmo? Pra te ajudar em sua escolha, veja abaixo a funcionalidade do rodapé e muito mais:

– PARA QUE SERVE O RODAPÉ?

O rodapé possui três funções:

Acabamento para delimitar a parede e o piso;
Proteger o revestimento das paredes contra a umidade por conta da limpeza ou derramamento de líquido;
Proteção contra impactos ocasionados por batidas de objetos e calçados, evitando riscos, manchas e sujeira.

– TIPOS DE RODAPÉ

Veja os três tipos de rodapé que existem com características específicas:

Rodapé sobreposto
O tipo de rodapé clássico e muito utilizado. É de fácil instalação e possui também menor custo, fica sobreposto e cria uma saliência em relação à parede.

Rodapé invertido
Este é o tipo de rodapé feito com a instalação de cantoneira metálica embutida na parede, ou seja, proporciona o efeito de bunha entre o piso e a parede e este é o modelo indicado para quem quer o efeito de “flutuação” da parede em relação ao piso.

Rodapé embutido
Este tipo de rodapé fica nivelado à parede com a função de não apresentar nenhuma saliência que elimina o acúmulo de poeira.

– MATERIAIS PARA RODAPÉ

Madeira
O material mais clássico, utilizado em todos os estilos de acabamentos, em diversos preços e adequado para todos os bolsos. É mais difícil de instalar em relação a materiais novos, porém, proporciona elegância e sofisticação a qualquer ambiente.

Poliestireno
O poliestireno, comumente referido como PVC, é um material versátil que proporciona uma leveza aos acabamentos e decorações em qualquer ambiente. Existem vários modelos leves e fáceis de aplicar, geralmente feitos com a instalação através de encaixe, dispensando elementos adicionais como argamassa, parafusos e tinta. Ainda é possível escolher entre cores, espessuras e detalhes que contribuem para a decoração.

Cerâmica e Porcelanato
Se você deseja um acabamento de rodapé no mesmo tom e estilo do piso, os rodapés de cerâmica ou porcelanato são a melhor escolha. Além de dar continuidade ao material e um acabamento único, é também um rodapé impermeável muito utilizado em ambientes úmidos como banheiros e lavanderias.

– O RODAPÉ PRECISA COMBINAR COM O PISO?

Essa é uma pergunta clássica para quem considera os detalhes de uma reforma. Não há regras para combinação, é preciso considerar todos os detalhes do projeto e focar nos seus objetivos para a decoração do local.

Vai ter um ambiente neutro estendendo a parede? Rodapés na mesma cor das paredes são uma ótima opção. Se o objetivo é acentuar o acabamento, há muitas possibilidades e tipos de rodapés para apresentar os desenhos, relevos e formatos que coordenam o projeto.

 

Conheça a Emaxx Engenharia

Emaxx Engenharia atua nas regiões de Cotia, São Paulo, Lapa, Pinheiros, Alphaville, Barueri, Granja Viana, Osasco entre outros.

Atuamos com reformas residenciais, comerciais, industriais fazendo desde o projeto estrutural e arquitetônico até a execução da obra incluindo toda parte de gerenciamento da obra, compra de materiais e parte burocrática.

Ao contratar nossos serviços, você irá contar com toda nossa equipe especializada de engenheiros full time, arquitetos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, encanadores e pintores para cuidar de tudo pra você.

Entregaremos a sua obra ou reforma pronta e acabada. Solicite seu orçamento hoje sem compromisso, basta clicar no botão flutuante ao lado para nos ligar ou receber um atendimento via WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.